Menu Páginas
TwitterFacebook

COMERJ - Conselho dos Ministros do Estado do Rio de Janeiro

Menu Categorias

Publicado por no dia 30/03/2017 em Brasil e Mundo, Notícias | Nenhum comentário

Tensão: satélite revela preparativos para teste nuclear na Coreia do Norte

Pyongyang já realizou cinco testes nucleares subterrâneos, dois deles em 2016, e tenta ter mísseis intercontinentais capazes de transportar uma arma atômica

Imagens de satélite de 25 de março oferecem indícios de preparativos para um novo teste nuclear na Coreia do Norte, afirmaram nesta semana analistas da 38 North, um site de referência sobre o regime de Pyongyang.

Segundo matéria da ‘AFP’, as imagens divulgadas e analisadas pelos especialistas do 38 North mostram a presença de veículos e equipes (cabos de comunicação e bombas de água) na área nuclear de Punggye-ri, no norte do país. Os elementos seriam usados no preparo de um teste nuclear.

“A combinação desses fatores sugere preparativos bem avançados para um teste nuclear”, explicou o 38 North, ressaltando a necessidade de manter a prudência antes de declarar a iminência da uma detonação atômica.

Na semana passada, militares americanos chegaram às mesmas conclusões antes de observar uma “atividade” em torno de aparatos nucleares na Coreia do Norte.

A Coreia do Sul manifestou preocupação com tais preparativos, recordando que “o último teste permitiu aparentemente (a Coreia do Norte) fazer progressos significativos no que envolve os motores”, declarou o porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa, Lee Jin-woo.

Pyongyang já realizou cinco testes nucleares subterrâneos, dois deles em 2016, e tenta ter mísseis intercontinentais capazes de transportar uma arma atômica.

A Coreia do Norte é objeto de sanções internacionais por seus programas nuclear e balístico, e o governo americano não exclui a possibilidade de uma ação militar contra Pyongyang se o regime continuar avançando em seu programa de mísseis nucleares.

Deixe o seu comentário no Comerj.

Fonte: AFP

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE