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Publicado por no dia 12/05/2014 em Mensagens Pastores | Nenhum comentário

Sugestões para a saúde integral do homem – Parte 8

Dicas sobre saúde física do homem

1 – Seu corpo é tão importante quanto a sua alma e seu espírito

O pastor John Maxwell diz que: “As pessoas são engraçadas. Quando jovens, gastam a saúde para ficar ricas. Mais tarde, elas gastarão com prazer tudo o que tiverem para tentar recupera-la”. A Bíblia diz: “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”. (1 Co 3:16,17) Se o meu corpo é o instrumento que Deus usa para cumprir os seus propósitos aqui eu não posso negligenciar o seu cuidado. Quando você cuida do seu corpo, está cuidando daquilo que Deus leva muito a sério, pois é o templo do seu Espírito Santo.

Zig Ziglar faz uma pergunta interessante: “Se você tivesse um cavalo de corridas que valesse um milhão de dólares, você permitiria que ele fumasse, bebesse cachaça e passasse a noite toda fora. E se tivesse um cão valesse mil dólares?”. Quanto você vale? Quanto vale a sua saúde? A saúde sempre nos impacta emocional, intelectual e espiritual.

2 – Tenha uma disciplina alimentar inteligente

Você já ouviu que de certa forma nós somos o resultado daquilo que comemos. A qualidade de vida depende da sua disciplina alimentar. Mark Twain disse: “A única maneira de se manter a saúde é comer o que não quer beber o que não gosta e fazer o que preferia evitar”. Quantas verdades a nesta observação.

O segredo da boa alimentação está no equilíbrio, ou seja, em saber compor uma refeição, que seja saborosa e saudável do ponto de vista da nutrição. Para isto é necessário manter uma dieta balanceada em proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e minerais.

3 – Dicas para comer bem e de forma sadia

1) Procure sempre ter um cardápio variado e bem equilibrado.

2) Preste mais atenção no ato de comer.

3) Fuja das dietas radicais. Quem faz a opção por dietas radicais, na maioria das vezes desistem e voltam aos hábitos antigos.

4) Faça o possível de não ter em sua dispensa alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis.\

5) O café da manhã deve ser rico e saudável e deve ser a principal refeição do dia.

6) Faça 5 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta), mas sem exagerar na quantidade.

7) Não fique mais de 4 horas sem comer.

8) Não se esqueça que o seu estomago não tem dente. Mastigue bem, demore pelo menos 15 minutos para fazer sua refeição.

9) Não como lendo, vendo televisão ou trabalhando.

10) Alimentos ricos em fibras (cereais integrais) devem ser ingeridos com freqüência. Eles regulam o transito intestinal e ajudam a minimizar a fome.

11) Beba pelo menos dois litros de água por dia. Procure beber nos intervalos das refeições.

12) Só tome suplementos alimentares se for com a indicação de um especialista.

13) Desenvolva o hábito de ler os rótulos de alimentos e conhecê-los.

14) Assim que terminar a refeição, levante da mesa.

15) Leia um pouco sobre obesidade e aprenda a diferenciar a fome da gula.

16) Não aceite pressões para que você coma mais do que o necessário.

4 – Água, por que é tão importante?

A vida inicia na água, e sua manutenção depende da água. Á água é o elemento vital do homem. Infelizmente, apesar de sabermos disso, muitas vezes não levamos a sério hábitos simples como beber água, tomar banho, lavar o rosto pela manhã. Se hoje há uma grande discussão em torno de “como cuidar da qualidade da água”, é sempre bom lembrar o que ela pode fazer por nós. São vários os papeis da água dentro do nosso organismo. O primeiro deles é de formá-lo: 60% do corpo de um adulto é formado por água. Um bebe recém nascido chega a ter quase 80% de água, enquanto os das pessoas idosas tem cerca de 50% (conforme envelhecemos, nos “desidratamos”). A água não só participa da formação do organismo, como também:

1) Regula a temperatura corpórea.

2) Elimina resíduos metabólicos, através da urina.

3) Faz a distribuição de nutrientes pelo corpo através do sangue.

4) Auxilia o transporte de nutrientes ates as células.

5) Ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.

6) Lembre-se, a água além de todas essas funções, ela é o melhor tratamento cosmético que existe: hidrata, limpa e retira as células mortas.

5 – Leve a sério a prática de exercícios físicos

Na sua opinião o exercício físico é importante ou urgente? A maioria das pessoas não faz porque acham que não é urgente, e ai que está o grande erro. As desculpas são muitas, não tenho tempo, estou muito cansado, só se for em um academia, meus pais nunca fizeram e tem uma boa saúde etc. Vamos refletir sobre o tempo que se leva para práticas exercícios que são imprescindíveis para a saúde. Qualquer pessoa pode praticar três horas por semana – um mínimo de trinta minutos diários, dia sim, dia não. Não é um tempo absurdo e causará um impacto significativo nas outras 162 – 165 horas da semana. Alguém pode questionar, e quanto aos equipamentos? Não é preciso ter equipamentos especiais em casa para fazer isso. Não sou contra a pratica de exercícios numa academia ou ir a um spa. Porém, nem sempre isso é possível para grande maioria das pessoas.

1) Quais são os benefícios dos exercícios físicos?

1. Perda de gordura, ganho de massa muscular e melhora o condicionamento cardiovascular.

As pessoas que são disciplinadas na prática de exercícios físicos, com certeza têm uma qualidade de vida melhor do que aquelas que não se preocupam com isso. Algumas dicas sobre exercícios e informações sobre perda de calorias dadas pelo Dr. Pablius Statudo do Instituto Levitas de São Paulo.

2. Alguns exercícios físicos e seus benefícios:

(1) Alongamento – Por ordem de importância é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. O alongamento é indispensável antes de iniciar qualquer exercício físico porque ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e leva ao relaxamento do corpo e isso previne lesões como o estiramento muscular.

(2) Caminhada – Andar é uma das maneiras mais popular de fazer exercício tanto para o homem como para a mulher. Tente andar em ritmo um pouco mais acelerado por cerca de uma hora. Para melhores resultados, mantenha a freqüência cardíaca em torno de 70% da sua freqüência cardíaca máxima. Não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que causem qualquer desconforto com o exercício. Uma hora de caminhada rápida queima cerca de 300 calorias.

(3) Corrida – Melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar gorduras. Em uma hora de corrida, em ritimo moderado, consomem-se aproxidamente 700 calorias.

(4) Bicicleta – O ciclismo é um excelente exercício, sem impacto, tanto para queimar calorias como para melhorar o condicionamento cardiovascular. Trabalha músculos das pernas, especialmente o quadríceps, coxa posterior e panturrilha. Não é recomendável a pessoas com problemas em joelhos e coluna onde a posição e os movimentos são prejudiciais. Uma hora de ciclismo pode queimar aproximadamente 530 calorias.

(5) Natação – A natação é um excelente tipo de exercício cardiovascular pela intensa repetição de movimentos. O gasto de calorias é muito intenso quando bem praticado. Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias.

(6) Futebol – Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Em condições competitivas, uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.

(7) Musculação – O exercício com pesos é a melhor forma de ganhar massa muscular. Uma grande vantagem é poder treinar cada grupo muscular separadamente conforme a necessidade. Uma hora de musculação de baixa carga queima aproximadamente 230 calorias.

O ideal é associar exercícios variados com pesos e atividades que trazem benefícios cardiovasculares e aeróbicos. Os exercícios com pesos, 3 a 4 vezes por semana, promovem a perda de gordura, o ganho de massa muscular, além de melhorar o condicionamento cardiovascular. Variando-se os exercícios, a atividade física pode se tornar mais agradável e trazer mais benefícios para o organismo.

1) Exercícios físicos reduz o risco de derrame

Você sabia que, segundo algumas pesquisas a vida sedentária é a terceira causa de derrames em homens e mulheres. De acordo com os estudos publicados no jornal da “Amercican Medical Association”, baseados em dados de 6 anos de 72.488 pessoas de 40 a 65 anos, demonstram que aquelas que praticam 30 minutos de exercícios vigorosos, todos os dias, ou caminhadas, reduzem em 30% a probabilidade de sofrer derrames.

Uma caminha de 40 minutos diariamente pode trazer benefícios irreparáveis para a saúde. Dentre os muitos benefícios, esse exercício reduz o risco de derrame por que fazem baixar a pressão do sangue e as possibilidades de coagulação, melhoram a freqüência cardíaca aumentando a distribuição de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo.

É possível exercitar sempre, mesmo não saindo para fazer uma caminhada, vai aqui algumas dicas:

1. Estacione o carro longe do destino para caminhar um pouco mais.

2. Use escadas, em vez de elevador.

3. Procure andar mais rapidamente do que o normal.

4. Cuidar da grama, lavar o carro, varrer o quintal, fazer serviços domésticos junto com a esposa, pode ser um bom exercício.

2) Os exercícios físicos podem ajudar contra o câncer de próstata

De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Publica da Universidade de Havard do EUA, atividades vigorosas feitas com regularidade diminuem a progressão do câncer de próstata em homens mais velhos. Segundo a equipe de pesquisadores os homens tem que exercitar vigorosamente por pelo menos três horas por semana. (Essas conclusões foram publicadas no jornal especializado Archives of Internacional Medicie).

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