Menu Páginas
TwitterFacebook

COMERJ - Conselho dos Ministros do Estado do Rio de Janeiro

Menu Categorias

Publicado por no dia 17/03/2014 em Brasil e Mundo, Notícias | Nenhum comentário

Pesquisa: 4 em cada 5 homens com câncer de cabeça ou pescoço são fumantes

fumantes-passivos

Maioria dos homens com câncer de boca, laringe ou faringe fuma, diz Icesp

Pouco mais de quatro em cada cinco homens (83%) atingidos por um câncer localizado na cabeça ou pescoço — como na boca, faringe ou laringe — são fumantes, revelou um levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) divulgado nesta sexta-feira. De acordo com o órgão, 75% dos casos desses tumores acometem o público masculino, principalmente os pacientes acima de 50 anos.

O estudo ainda mostrou que, entre os homens que recebem tratamento no Icesp contra câncer de cabeça ou pescoço, 60% apresentam tumores localizados na boca e os outros 40%, na faringe ou laringe.

Segundo Marco Aurélio Kulcsar, chefe da Clínica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, além do tabagismo, o consumo excessivo de álcool é um importante fator de risco desses tipos de câncer. “Quase 60% dos nossos pacientes com essas doenças são etilistas (bebem exageradamente)”, diz.

Kulscar explica que, embora a detecção precoce de cânceres de cabeça e pescoço seja possível, é comum que os sintomas passem despercebidos pelos pacientes. Por isso, é importante ficar atento a sinais como manchas brancas na boca, nódulos no pescoço, mudanças persistentes na voz e dificuldades para engolir. Além disso, não fumar, não exagerar na bebida alcoólica e evitar alimentos gordurosos ajuda a evitar a doença.

Deixe seu comentário no Comerj.

Fonte: Veja

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *