Menu Páginas
TwitterFacebook

COMERJ - Conselho dos Ministros do Estado do Rio de Janeiro

Menu Categorias

Publicado por no dia 01/07/2013 em Brasil e Mundo, Destaques, Notícias | Nenhum comentário

Mulher fica doente por beber refrigerante em vez de água por 16 anos

refri-colaUma mulher de 31 anos deu entrada em um hospital do principado de Mônaco, no sul da França, por sofrer desmaios e arritmia cardíaca. Apesar de não apresentar histórico familiar de problemas cardíacos, exames revelaram que seus níveis de potássio na corrente sanguínea eram extremamente baixos. A paciente apresentava 2,4 milimol de potássio por litro de sangue (mmol/L), enquanto uma mulher da sua idade deveria apresentar um valor entre 3,5 e 5,1 mmol/L.

Ao analisar o histórico da paciente, os médicos descobriram que a provável causa do problema era que há 16 anos ela havia substituído o consumo de água por refrigerantes de cola. Depois de ser orientada pelos médicos e voltar a beber água, a paciente recuperou os níveis normais de potássio. Após uma semana, seu nível de potássio já era de 4,1 mmol/L.

Nadir Saoudi médico do Centro Hospitalar Princesa Grace, em Mônaco, escreveu um artigo sobre como o consumo de bebidas de cola leva a uma redução do nível de potássio no sangue. “As pessoas precisam estar atentas aos riscos à saúde oferecidos pelo consumo excessivo de bebidas açucaradas. Isso é importante também para que o governo garanta que a água mineral seja mais barata do que essas bebidas, o que nem sempre acontece”, afirma Saoudi.

Fonte: Veja

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *