Menu Páginas
TwitterFacebook

COMERJ - Conselho dos Ministros do Estado do Rio de Janeiro

Menu Categorias

Publicado por no dia 09/02/2017 em Brasil e Mundo, Notícias | Nenhum comentário

Irã realiza novo teste de mísseis em plena tensão com os EUA

Em 2015, outro teste iraniano de um míssil balístico de longo alcance também causou tensão por violar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU

O Irã realizou nesta quarta-feira (8) um novo teste com mísseis em plena escalada de tensão com os Estados Unidos, que inclui sanções mútuas e advertências do novo governo de Donald Trump, segundo informações da emissora ‘Fox News’.

Desta vez, Teerã lançou a partir de uma plataforma localizada na região de Semnan um míssil terra-ar de curto alcance tipo mersad, que atingiu cerca de 55 km do seu local de lançamento, segundo a ‘Fox’, citando uma fonte oficial americana sob condição de anonimato.

No dia 29 de janeiro, o Irã testou um míssil balístico de médio alcance que explodiu após percorrer cerca de mil quilômetros, um movimento que provocou a convocação de uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU.

Após esse lançamento, os EUA impuseram sanções a 13 indivíduos e 12 entidades relacionadas com o programa de mísseis balísticos de Teerã, que anunciou por sua parte medidas recíprocas.

Trump, em seguida, advertiu o Irã que “está brincando com fogo”, sobre o qual o chefe da diplomacia persa, Mohammad Javad Zarif, respondeu que seu país não vai a iniciar uma guerra mas exercerá a legítima defesa se for necessário.

Além disso, o Irã defendeu que estes testes não violam o acordo nuclear, assinado com seis grandes potências em julho de 2015, nem a resolução 2231 da ONU, que proíbe a país a realizar provas com mísseis com capacidade nuclear.

Deixe o seu comentário no Comerj.

Fonte: G1

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *