Menu Páginas
TwitterFacebook

COMERJ - Conselho dos Ministros do Estado do Rio de Janeiro

Menu Categorias

Publicado por no dia 14/07/2015 em Brasil e Mundo, Notícias | Nenhum comentário

Irã e potências alcançam acordo nuclear histórico

IranNuclear-Camarin-Brasil

Após anos de impasse, República Islâmica e grupo P5+1 fecham acordo sobre polêmico programa nuclear iraniano. Objetivo é impedir que país produza a bomba atômica

O Irã e o grupo P5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Rússia e Alemanha) alcançaram um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano, afirmaram nesta terça-feira (14) diplomatas que participam das negociações em Viena.

Os ministros que participam das negociações vão se reunir às 10h30 (horário local) numa rodada final. Em seguida deverá ocorrer o anúncio oficial do acordo, que deverá restringir fortemente o programa nuclear iraniano e impor inspeções criteriosas e permanentes das Nações Unidas no país.

Em troca, os países ocidentais suspenderiam as sanções que tem afetado as exportações de petróleo e a economia iraniana. O Irã já teria concordado com o retorno das sanções caso o acordo seja quebrado. Diplomatas afirmam, no entanto, que o embargo das Nações Unidas, referente a armamento, continuará em vigor por mais cinco anos.

O objetivo das negociações é evitar que o país produza uma bomba nuclear, mas possa continuar usando a energia nuclear para fins pacíficos. O fim de um impasse de anos chegou no 18º dia da nova rodada de negociações entre Teerã e o chamado P5+1. Os novos esforços diplomáticos começaram quando o presidente iraniano, Hassan Rohani, assumiu o poder em 2013.

Em novembro daquele ano, um acordo provisório foi fechado, mas dois prazos para um acerto definitivo em 2014 foram perdidos. Em abril, as partes chegaram a importantes avanços com o objetivo de finalizar um acordo no dia 30 de junho. No entanto, houve novo adiamento.

Deixe o seu comentário no Comerj.

Fonte: DW

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *