Menu Páginas
TwitterFacebook

COMERJ - Conselho dos Ministros do Estado do Rio de Janeiro

Menu Categorias

Publicado por no dia 13/08/2015 em Brasil e Mundo, Notícias | Nenhum comentário

EUA lançam primeiro ataque contra o EI a partir da Turquia

miolo-f-16

Ofensiva aérea tripulada saiu da base de Incirlik, considerada estratégica no combate ao EI

Os Estados Unidos lançaram nesta quarta-feira (12) seu primeiro ataque aéreo tripulado contra alvos do Estado Islâmico na Síria a partir de uma base na Turquia, informou o Pentágono. Até então, a coalizão liderada pelos EUA só havia lançado ataques ou missões de inteligência com drones a partir da base de Incirlik

Pela proximidade da Turquia com a zona controlada pelos terroristas, as bases no país são consideradas de grande importância estratégica no combate ao Estado Islâmico. No início da semana, as tropas americanas na Turquia receberam o reforço de seis caças F-16 e 300 militares para intensificar a ofensiva contra os jihadistas na Síria e no Iraque.

O governo turco concordou em julho em abrir suas bases à coalizão liderada pelos EUA, uma grande mudança de postura após meses de relutância em assumir um papel na linha de frente contra os jihadistas do Estado Islâmico. Em julho, a Turquia lançou ataques aéreos contra os militantes na Síria pela primeira vez.

Segundo fontes de segurança da Turquia, aviões militares turcos não estiveram envolvidos nos ataques tripulados desta quarta.

Há um ano, a coalizão internacional liderada pelos EUA promove uma ofensiva área contra alvos dos extremistas na Síria e no Iraque, com o objetivo de ajudar nos avanços dos aliados no terreno. Apesar dos bombardeios, os jihadistas do Estado Islâmico seguem mantendo os controles de vastas áreas nos dois países, praticando atrocidades contra a população local.

Deixe o seu comentário no Comerj.

Fonte: Veja

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *