Menu Páginas
TwitterFacebook

COMERJ - Conselho dos Ministros do Estado do Rio de Janeiro

Menu Categorias

Publicado por no dia 03/12/2013 em Brasil e Mundo, Destaques, Notícias | Nenhum comentário

Croatas votam emenda constitucional contra casamento gay no país

BandeiraCroatia

Os croatas votaram neste domingo (1º) a favor de uma emenda constitucional que impede o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em um referendo promovido por ONGs conservadoras e criticado por militantes dos direitos humanos. Segundo os primeiros resultados oficiais, sobre 33% das urnas, 64,84% votaram “sim” à pergunta sobre se o casamento deve ser definido na Constituição como “a união entre um homem e uma mulher”.

Atualmente, a Carta Magna não traz qualquer definição sobre o casamento. As seções eleitorais fecharam às 18H00 GMT (16H00 Brasília) e o índice de participação era calculado em 26,75%. A Igreja Católica, muito influente neste país de 4,2 milhões de habitantes e membro da União Europeia, apoiou a realização do referendo.

O governo de centro-esquerda, defensores dos direitos humanos e figuras destacadas da sociedade croata insistiram nos últimos dias para que a população rejeitasse a emenda. Para os ativistas haveria a possibilidade de uma “avalanche” de iniciativas similares contra os direitos das minorias.

Em 2002, a primeira Parada do Orgulho Gay (Gay Pride) realizada na Croácia foi marcada por confrontos e agressões. Em 2003, o país concedeu aos homossexuais os mesmos direitos dos casais heterossexuais que vivem em união estável, incluindo a comunhão parcial de bens.

Fonte: Correio Braziliense

Publicar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *