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Publicado por no dia 05/10/2016 em Brasil e Mundo, Notícias | Nenhum comentário

Confira: Pr. Silas está entre os ‘maiores influenciadores políticos da rede’

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A empresa de big data brasileira Stilingue, dona de um software de mesmo nome (desenhado para detectar tendências e figuras de ampla influência em redes sociais), em parceria com a agência de relações públicas Misasi, realizou uma pesquisa cujo objetivo foi elencar os perfis do Twitter cujos posts têm maior repercussão política no Brasil. Na lista de nomes influentes, consta o do pastor Silas Malafaia. A informação foi divulga com exclusividade pelo blog do jornalista Filipe Vilicic, do site de ‘Veja’. (Confira a listagem completa abaixo)

Segundo o jornalista, no topo da lista está Felipe Moura Brasil, colunista de ‘Veja’. Atrás dele, o jornalista George Marques (2º lugar), a atriz e apresentadora Monica Iozzi (3º) e o pastor Silas Malafaia (4º), líder da Assembleia de deus Vitória em Cristo.

Para entender o ranking, é preciso compreender seus critérios. Os ‘avaliados’ não devem se considerar políticos profissionais (prefeitos, governadores, etc), nem candidatos. O segundo ponto é que, para entrar na lista, era necessário o perfil realizar menções frequentes a termos relacionados ao assunto, a exemplo de “política”, “político”, “governo federal”, “presidente” etc.

A coleta de dados, que ocorreu entre 25 de agosto e 23 de setembro, considerou 83 mil influenciadores do Twitter, contabilizando mais de 200 mil referências.

Para compor a lista dos 20 mais, consideraram-se os critérios de “atratividade viral” (aqui entra, por exemplo, o número de curtidas e compartilhamentos no perfil), “alcance” (a exemplo da quantidade de seguidores) e a “afinidade com a pesquisa” (o quanto as pessoas falam sobre política, e qual é a repercussão desses tweets específicos).

Para Rafael Mello, diretor da Stilingue, esse tipo de estudo é bem revelador. “Entretanto, é preciso compreender alguns pontos. Primeiro, que a influência medida diz respeito tão-somente à atividade no Twitter. Segundo, em consequência, que esse poder não necessariamente se reflete na ‘vida real’. Muito menos em outras plataformas da internet. Considerados esses ‘poréns’, a pesquisa é, como disse, reveladora. Por quê? Exemplifica o poder que os chamados ‘influenciadores digitais’ têm adquirido. Ao ponto de, sim, poderem ter impacto em resultados políticos, como em eleições”, disse.

Confira abaixo a lista completa e deixe o seu comentário no Comerj.

Fonte: Veja

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